Devia haver festa todo o ano (e em todos os lugares)


Terminou no passado domingo (17 de Agosto) o período de festas populares em Amora. 
Ora, sendo que as próprias festas têm questões organizativas próprias, é visível, e naturalmente positivo verificar que a Autarquia teve algum cuidado adicional no espaço envolvente, onde além de ser visível o facto de terem sido retiradas ervas daninhas na rua, houve intervenção no edifício degradado que se situa junto à rotunda à entrada para o parque de estacionamento do L'ecrec, de que já havia falado devido à queda parcial da respectiva fachada.

Usando a informação recolhida no Facebook da Junta de Freguesia de Amora, posso referir que terá sido  o banco proprietário do imóvel a tratar do arranjo após contacto pela Câmara Municipal do Seixal.

Ora, como dizia e reafirmo a intervenção é positiva (penso que uma solução que permitisse que o imóvel voltasse a ser usado seria preferencial, mas ainda assim ter-se-á resolvido a questão do risco). Convém contudo relembrar que casos destes grassam pelo concelho, a necessidade de intervenções é grande e urge assumir uma politica que permita reabilitar edifícios degradados.

Porque me parece importante co-substanciar as minhas palavras, e a título de mero exemplo, permito me destacar mais alguns casos de edifícios com a estrutura afetada à já bastante tempo, e me parecem merecedores de atenção:

Na Arrentela (e bem visíveis, junto à marginal) relembro este caso:

mas também este:

Aliás, temos aqui até a questão adicional de haver berma mas não um passeio contínuo adequado desse lado da rua, nomeadamente junto aos edifícios nestas fotos.

Igualmente relembro, o conjunto de edifícios em Corroios, junto à estação de serviço da BP:

(não querendo suavizar os anteriores diria que o estado de conservação é tão evidentemente mau que penso dispensar argumentação...)

Novamente na Amora, junto ao Bairro dos Corticeiros (na mesma rua da Casa do Educador do Concelho do Seixal), posso referir mais este caso: 

Há (infelizmente) mais casos, e a necessidade de intervenções é evidente.
Faz falta uma politica de reabilitação mais assertiva e mais atuante!


Nota (adicionado posteriormente):
Tive algumas queixas de as imagens não carregarem totalmente, poderá aceder lhes diretamente:
Edifício próximo à rotunda    Aqui
Arrentela caso 1   Aqui
Arrentela caso 2   Aqui
Corroios    Aqui
Amora       Aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário